Tuesday, September 1, 2015

"Os Melhores Concertos do Verão 2015"



Dos inúmeros concertos que “invadiram” os palcos portugueses neste Verão de 2015, vamos eleger os três que considerámos mais entusiasmantes:

Ouro: Salif Keita (Mali) – 25/07/2015 (Festival Músicas do Mundo/ Sines)
 Nascido em Djoliba (Mali), Salif Keita radicou-se em Paris e é hoje considerado um dos expoentes máximos da música africana. Dotado de uma voz prodigiosa, o músico albino de sangue real, conhecido como “A voz dourada de África” é, também, um dos mais vigorosos e revigorantes exemplos da fusão da tradição rítmica africana com a tecnologia ocidental. O concerto de Sines inseriu-se na sua digressão acústica, um regresso às raízes, desenhando uma retrospetiva pela carreira do artista e levando o público ao coração da alma mandinga moderna.”

Prata: Soeur Marie Keyrouz e l’Ensemble de la Paix (Líbano) – 20/06/2015 (Gulbenkian/ Lisboa)
 “A libanesa Marie Keyrouz alia os seus profundos conhecimentos musicológicos do canto sacro ocidental e oriental a uma voz com um timbre de rara beleza e espiritualidade. Observando o ritmo ortodoxo grego, de onde uma parte da liturgia é em siríaco, o trabalho de Marie Keyrouz tem-se desenvolvido em prol da divulgação do canto sacro subjacente a liturgias específicas que teimam em sobreviver no conturbado e dito berço da humanidade. Em Portugal, Marie Keyrouz brindou-nos com poemas líricos de inspiração religiosa, litúrgica, espiritual ou muito simplesmente humana, buscando a sua essência nos temas musicais mais antigos do canto tradicional maronita, melchita, siríaco e bizantino”.

Bronze: Toumani & Sidiki Diabaté (Mali) – 25/07/2015 (Festival Músicas do Mundo/Sines)
“O músico Toumani Diabaté, nascido em 1965 em Bamako, a capital do Mali, e que já esteve em Portugal por várias ocasiões, é, segundo Nick Gold (World Circuit), o portador da chama de uma das formas de arte mais belas do mundo. Descendente dos griots, os contadores de histórias do ocidente africano, Toumani é um mestre na sua arte e produz uma música na qual a história nobre do império mandinka é reafirmada, permitindo, ao mesmo tempo, a ligação de um público contemporâneo a uma inspiradora espiritualidade.
Considerado o maior tocador da atualidade da famosa kora, Toumani Diabaté fez-se acompanhar em Sines pelo seu filho mais velho, Sidiki, interpretando ambos peças para kora quase esquecidas e novas abordagens a clássicos dos povos Mandé.”