Thursday, August 25, 2011

Gotan Project de novo em Portugal

| Festival do Crato 2011 | 27 de Agosto | 24:00 Horas |

“O argentino Eduardo Makaroff, o francês Philippe Solal e o suíço Chistoph Müller eram três dj’s que tinham em comum uma grande paixão pela cultura argentina e, em especial, pelo tango.

Em 1999, resolveram juntar-se em Paris e formar o Gotan Project, para mostrar ao mundo uma arrojada e inovadora fusão entre o tango tradicional e a moderna electrónica e entre o antigo e o contemporâneo. O nome da banda vem, curiosamente, da inversão das sílabas da palavra tango, seguindo o costume da gíria argentina de pronunciar as palavras "al revés", ou seja, de trás para a frente.

Em 2000, é lançado Vuelvo Al Sur/ El Capitalismo Foráneo, o primeiro single, mas o grupo só atinge a popularidade em 2001, com o álbum de estreia “La Revancha del Tango, vencedor do Prémio de Revelação do World Music Awards da BBC, em 2003. Os outros discos de estúdio do Gotan Project editados até à data (“Lunático, de 2006 e Tango 3.0, de 2010) reforçam a intenção da banda adoptar elementos de géneros tradicionais argentinos e de os trabalhar no contexto da música de dança, numa perfeita fusão de tango e milonga com house, dub, hip hop ou trip hop.

Em 27 de Agosto, vamos poder voltar a ver e ouvir esta extraordinária banda, no Festival do Crato. A não perder.”