Monday, March 16, 2009

Ensemble SYNTAGMA



O Ensemble SYNTAGMA, especialista nos repertórios medieval, renascentista e barroco, fundado por Alexandre Danilevski, compositor e músico de Saint-Petersbourg, acaba de editar o seu quarto CD. Depois dos extraordinários “Musique Baroque Russe” (Pierre Vérany, 2002), “Touz esforciez: Trouvères en Lorraine” (Pierre Vérany, 2004) e “Gautier d'Epinal: Remembrance" (2007 Challenge Records Int.), dedicados a produções pouco conhecidas ou até desconhecidas nos meandros da música antiga, os Syntagma surgem agora com o maravilhoso “Stylems – Italian Music From The Trecento” (2008 Challenge Records Int.).
A música do Trecento (século XIV) é atraente, sobretudo se tivermos em conta a inventividade e a complexidade das suas requintadas melodias e, após 150 anos de domínio da escola francesa, constitui um ponto de partida que marcou o estilo do período seguinte, a Música Instrumental. A base do repertório é constituída por peças vocais, transcritas para instrumentos, muitas vezes, num estilo extravagante. É certo que muitos dos compositores desta altura eram membros de ordens religiosas, mas isso não significa que fizessem necessariamente uma música austera. De facto, a vida monástica foi, durante séculos, uma escolha inevitável de uma carreira segura para os jovens irmãos deserdados ou para os filhos ilegítimos da nobreza, que, na composição das suas obras musicais, apelavam, certamente, para a mente e para os sentidos.


Em “Stylems – Italian Music From The Trecento”, os Syntagma abordam, sobretudo, a música de três dos mais importantes compositores do século XIV: Egidius da Francia, da segunda metade do século, provavelmente um monge agostiniano, de origem francesa, que encaixa bem a sua música com o estilo das peças da alla francesca; Bartolino da Padova (c1365-1405), compositor italiano e membro da ordem dos Carmelitas ao serviço da família Carrara em Pádua, que provavelmente viveu em Florença; e Don Paolo da Firenze (c1355-c1436), sobejamente conhecido pela sua brilhante carreira como diplomata, clérigo e teórico de música, e que pertencia à ordem de Camaldolese.
Uma vez mais, os Syntagma encantam. Editam um dos melhores discos do ano e mantêm-se na vanguarda dos fascinantes domínios da música antiga.