Monday, July 28, 2008

Sines? São Martinho do Porto!

Não será caso para dizer que a montanha pariu um rato, mas é legítimo afirmar que a décima edição do Festival Músicas do Mundo de Sines, que decorreu de 17 a 26 de Julho, terminou sem que tivessem abundado momentos verdadeiramente inesquecíveis. Apesar de apresentar o programa mais extenso e ambicioso da sua história, com quarenta espectáculos distribuídos por dez dias, o FMM de 2008 teve apenas cerca de meia dúzia de concertos extraordinários: Bassekou Kouyaté & Ngoni Ba, a Orchestra Baobab e Faiz Ali Faiz foram sublimes; Asha Bhosle, Justin Adams & Juldeh Camara e Anthony Joseph/The Spasm Band/Joe Bowie estiveram à altura dos pergaminhos do Festival; eventualmente, também Rokia Traoré terá estado (a julgar pela sua valia e pelo que fizera no FMM de 2004), mas não pudemos assistir ao seu concerto; de resto, pouco mais!

A esmagadora maioria dos projectos presentes no FMM 2008 resvalaram perigosamente para propostas menos interessantes, próximas da pop e do rock e talvez não destoassem, por exemplo, na Zambujeira do Mar ou em Paredes de Coura. Cui Jian e os repetentes KTU, para citar apenas dois casos, foram autênticos desastres, dignos de figurarem em cartazes de festivais de rock de segunda categoria.

Saliente-se, por outro lado, os discutíveis critérios de atribuição de acreditações que privilegiaram, por exemplo, rádios locais (sem programas dedicados à World Music ou com “ilhas” de qualidade duvidosa), em detrimento de blogs especializados (com indiscutível visibilidade superior e, actualmente, com maior eficácia), a manchar uma organização que se tem revelado, ao longo dos anos, quase perfeita...

Domingos Costa com Justin Adams e Juldeh Camara, no exterior do Castelo

_________________

Sines já lá vai. Viva São Martinho do Porto! Na sua primeira edição, o Baía Azul Summer Fest afirma-se como o próximo grande evento de Verão. No primeiro e no segundo fins-de-semana de Agosto (dias 2, 3, 9 e 10), a zona litoral de São Martinho do Porto assistirá às actuações de Sérgio Godinho, Toumani Diabaté’s Symmetric Orchestra, Deolinda, Rabih Abou-Khalil/Ricardo Ribeiro e Summer Jazz Orchestra/Rão Kyao.

Seguindo o excelente exemplo protagonizado por Sines desde há dez anos, São Martinho do Porto, com este Festival, começa por dar um passo decisivo no sentido de se afirmar como um dos pólos turísticos fundamentais do litoral português, de visita obrigatória na época de Verão.

Programa


2 de Agosto, Sábado

22h00 - Rabih Abou-Khalil feat. Ricardo Ribeiro (Líbano/ Portugal)

Rabih Abou-Khalil, famoso mestre do alaúde libanês, estudou música árabe no Conservatório de Beirute, Alep e Damasco. Em 1978, a guerra civil fê-lo trocar o Líbano pela Alemanha, onde vive actualmente. Considerado um compositor e instrumentista vanguardista e uma das maiores figuras europeias do jazz de fusão, Rabih Abou-Khalil possui uma discografia invejável e mais de meio milhão de discos vendidos em todo o mundo. Só em 1999, Abou-Khalil recebeu cinco prémios da German Phono Academy.

Compositor e mestre do oud, instrumento que desde sempre procurou explorar de maneira inovadora, Rabih Abou–Khalil criou uma linguagem musical universal que é apreciada e elogiada por amantes e críticos que vão desde a Música Clássica ao Jazz e desde a Música Contemporânea à World Music.

Depois de ter brilhado no Castelo de Sines, em Julho de 2006, e em Guimarães e Lisboa, em Janeiro de 2008, Rabih Abou-Khalil, regressa a Portugal para actuar em São Martinho do Porto, fazendo-se acompanhar por Ricardo Ribeiro, uma das mais surpreendentes revelações do novo fado.

23h30 - Deolinda (Portugal)

Deolinda é um projecto original de música popular portuguesa, que se inspira no fado e nas suas origens tradicionais. Formado em 2006 por quatro jovens músicos com experiências musicais diversas (jazz, música clássica, música étnica e tradicional), o grupo Deolinda cruza diferentes linguagens musicais e recria uma sonoridade de cariz popular.


3 de Agosto, Domingo

22h00 - Toumani Diabaté & The Symmetric Orchestra

The Symmetric Orchestra, banda constituída por 52 músicos e cantores (incluindo convidados), é uma verdadeira instituição do Mali, idealizada por Toumani Diabaté, o maior tocador de kora do planeta.

Criada para misturar o lado autêntico e positivo da música tradicional do Mali com as novas sonoridades, The Symmetric Orchestra utiliza, sem qualquer pudor, a kora, o ngoni, o balafon, o sabar, o djembé ou o dundun ao lado de guitarras eléctricas, baixos, trompetes, trombones ou percussões ocidentais. Interpreta a música griot (o legado do império mandinga) e composições modernas.

Desde sempre sediada em Bamako, The Symmetric Orchestra actuou apenas no continente africano, até à realização do álbum “Boulevard de l’Independance” (World Circuit/Megamúsica). Depois disso, passou por Aveiro, realizando um concerto memorável, mesmo sem contar com Toumani Diabaté, impossibilitado por doença, e, já com o líder, por Sines.


9 de Agosto, Sábado

22h00 - Summer Jazz Orchestra feat. Rão Kyao

A Summer Jazz Orchestra interpretará alguns clássicos de jazz célebres e temas inesperados, que contarão com a interpretação de um dos maiores embaixadores da música portuguesa - Rão Kyao.

10 de Agosto, Domingo

22h00 - Sérgio Godinho

Sobejamente conhecido como autor, compositor e cantor, Sérgio Godinho é artisticamente multifacetado, sendo actor com participações em filmes, séries televisivas e peças teatrais, dramaturgo, com assinatura de algumas peças de teatro e ainda realizador, entre outras actividades.

Depois do êxito do último álbum de originais “Ligação Directa”, considerado um dos melhores discos do ano e da realização de uma série de concertos, surge o lançamento do disco ao vivo “Nove e Meia no Maria Matos”. Sérgio Godinho apresenta ao vivo, desta vez em S. Martinho do Porto, o espectáculo baseado no disco gravado por ocasião dos concertos ocorridos em Maio de 2007, no Maria Matos, em cinco datas completamente esgotadas.

Entrada Livre