Sunday, May 30, 2010

FESTIM – O PRIMEIRO GRANDE FESTIVAL DO VERÃO 2010!

Águeda, Sever do Vouga, Estarreja, Ovar e Albergaria-a-Velha | de 02 de Junho a 17 de Julho |

A 2ª edição do festival intermunicipal de músicas do mundo, assente numa rede de 5 municípios vizinhos, assume-se com palco de geografias fascinantes e improváveis descobertas.

De 2 de Junho a 17 de Julho de 2010, os melhores palcos e plateias de uma região unem-se para acolher dezanove concertos, num cartaz que sobrevoa o planeta: do Índico ao Mediterrâneo, do Cáucaso ao Corno de África, dos Balcãs à América Latina, imaginários sonoros de puro fascínio.



Programação

Terem Quartet (Rússia)
Da Rússia, os Terem Quartet elevaram instrumentos tradicionais como a domra ou a balalaika a níveis de virtuosismo sem precedentes. Com um exuberante desempenho ao vivo, a música de Terem Quartet é pura paixão, uma caixa de ressonância da alma russa.
Quarta, 2 Junho, Cine-Teatro – ESTARREJA
Sexta, 4 Junho, Centro de Arte – OVAR
Sábado, 5 Junho, Centro Artes e do Espectáculo - SEVER DO VOUGA

Rare Folk (Espanha)
Alma celta em estilo livre. Da multicultural Sevilha, caldeirão de culturas e tradições, os Rare Folk são precursores da convivência sonora que funde o folk celta com rock freestyle, numa poção de vanguarda.
Quarta, 9 Junho, Praça Francisco Barbosa – ESTARREJA
Sexta, 11 Junho, Cine-Teatro – ÁGUEDA
Sábado, 12 Junho, Centro Artes e do Espectáculo - SEVER DO VOUGA

Renato Borghetti (Brasil)
Borguetti, com a sua gaita-ponto, misto de concertina e acordeão típico do sul do Brasil, é um símbolo da tradição gaúcha: fascinante figura, chapéu de aba e as típicas calças de vaqueiro, Renato toca como um possuído, casando matriz tradicional com sofisticação nos arranjos.
Sexta, 18 Junho, Cine-Teatro – ESTARREJA
Sábado, 19 Junho, Centro Artes e do Espectáculo - SEVER DO VOUGA

Kilema (Madagáscar)
A música de Kilema reúne as sonoridades do cruzamento cultural que existe em Madagáscar. Em pleno Índico, a enorme ilha herdou tanto as influências asiáticas através do mar, como do continente africano a que pertence geograficamente.
Sexta, 25 Junho, Cine-Teatro – ESTARREJA
Sábado, 26 Junho, Centro Artes e Espectáculo - SEVER DO VOUGA
Domingo, 27 Junho, Quinta da Bela Vista – ALBERGARIA

Mahala Raï Banda (Roménia)
Um concerto da Mahala Raï Banda é uma viagem de ida, sem volta, à festiva tradição dos Balcãs. Directamente dos guetos ciganos de Bucareste, esta super-banda junta descendentes das maiores gerações de violinistas e acordeonistas da Roménia, reforçados com uma antiga secção de metais da banda do exército romeno, músicos que continuam a soprar como se não houvesse amanhã.
Sexta, 2 Julho, Centro de Arte - OVAR
Sábado, 3 Julho, Largo 1º Maio – ÁGUEDA

Minyeshu (Etiópia)
Brilhante cantora e bailarina, Minyeshu produz som eléctrico mestiço, entre a cultura tradicional da Etiópia e as actuais influências europeias, como pano de fundo para sublimes performances em palco.
Quinta, 8 Julho, Largo 1º Maio – ÁGUEDA
Sexta, 9 Julho, Centro de Arte - OVAR
Sábado, 10 Julho, Alameda 5 de Outubro - ALBERGARIA

Serenata Guayanesa (Venezuela)

A caminho dos quarenta anos de carreira, grandioso orgulho de um país, o quarteto de vozes venezuelano faz-se acompanhar, de forma magistral, pelos típicos ‘cuatros’ e percussões, ainda que o mais fascinante da Serenata seja mesmo a beleza estupenda dos arranjos vocais.
Quinta, 15 Julho, Largo 1º Maio – ÁGUEDA
Sexta, 16 Julho, Centro de Arte - OVAR
Sábado, 17 Julho, Alameda 5 de Outubro - ALBERGARIA

Hora única dos concertos: 22h00
Concertos em sala: 5€ (3,5€ descontos, consoante as salas)
Concertos ao ar livre: gratuito

Mais informações em:
http://www.festim.pt/