Monday, May 3, 2021

Capella de Ministrers - Cantigas de Santa Maria


“Em 23 de novembro de 2021 completam-se 800 anos do nascimento de um dos raros governantes do passado, cuja fama se deve mais ao seu legado intelectual e cultural que ao político: Afonso X, el Sábio (1221-1284), rei de Leão e Castela. A ele se deve o fabuloso espólio conhecido por Cantigas de Santa Maria, constituído por 426 obras dedicadas à Virgem, que, com os preciosos códices nos quais estão conservadas, constituem indubitavelmente um dos maiores monumentos da música europeia de todos os tempos.

Pela sua coerência temática e formal, pela sua homogeneidade estilística, pelo seu número e até pela beleza dos próprios manuscritos que as contêm (alguns deles com luxuosas miniaturas), a coleção de Cantigas de Santa Maria tornou-se num fenómeno particular na história da música medieval e constitui o cancioneiro com mais variedade de temas acerca da Virgem Maria, em toda a Europa. Os textos poéticos, a música e as imagens dos preciosíssimos manuscritos iluminados, nos quais foram transcritos os louvores à Virgem Maria, os seus milagres e trechos de história sacra chegam, assim, até nós, elucidando-nos sobre a cultura e a sensibilidade do homem medieval.

Para comemorar o 800º aniversário do nascimento de Afonso X, bem como o 10º aniversário da Early Music Morella (Curso e festival especializado em música medieval e renascentista) e o Ano Santo Jacobeu 2021 (celebrado desde o século XII), o ensemble Capella de Ministrers editou este ano uma fabulosa interpretação das Cantigas de Santa Maria. Criado em Valência em 1987 com o objetivo de recuperar o património musical espanhol, o ensemble, sob a direção de Carles Magraner, rapidamente se tornou num dos grupos de referência nos domínios da música antiga vocal e instrumental, contando já no seu currículo 63 registos, alguns deles autênticas obras primas.

A participação de cerca de três dezenas de músicos (entre os quais as extraordinárias Mara Aranda e Begoña Olavide), 19 temas instrumentais e vocais e mais de uma hora de música hipnótica fazem de “Cantigas de Santa María, Alfonso X el Sabio” (CDM, 2021) um dos melhores discos editados este ano, até à data. Mais uma vez, Carles Magraner e a Capella de Ministrers resgatam a música antiga como parte essencial e fundamental da memória coletiva e, com mestria, aproximam-na do nosso tempo.”