Sunday, October 21, 2007

Festival au Désert

A 18 de Outubro, no Teatro José Lúcio da Silva (Leiria), e a 19, no Centro Cultural de Belém (Lisboa) tiveram lugar dois extraordinários concertos integrados na extensão que passa pela Europa e pelos Estados Unidos do Festival au Désert.

Nas primeiras partes, o músico e cantor maliano Vieux Farka Touré, filho de consagrado Ali Farka Touré, conseguiu o feito de entusiasmar o público com um som muito próximo do rock, sem nunca perder o contacto com as raízes tradicionais africanas. A diversidade de linguagens exprimidas no decorrer dos concertos remeteu-nos para um amplo conceito de World Music e para um autêntico caldeirão de culturas, onde rock, reagge, pop e música tradicional coabitaram sem o mínimo de atrito e encantaram os presentes.

Nas segundas partes, os impagáveis Tinariwen, tuaregues do Mali, que já haviam actuado no Porto, em Loulé, em Évora e em Lisboa. Guitarras hipnóticas, vozes poderosas, percussão contagiante desfilaram freneticamente, criando sons quentes, típicos da música norte africana das regiões próximas do Sahara. Injecções de música árabe misturada com blues, psicadelismo e acidrock foram-se sucedendo, de forma a que as guitarras e as fabulosas vozes masculinas que cantavam manifestos políticos parecessem saídas de um outro planeta.