Monday, May 26, 2008

Toumani Diabaté de novo em Portugal


28 de Maio / 22h00 / Sala Suggia – Casa da Música (Porto)

30 de Maio / 21h30 / Grande Auditório - Culturgest (Lisboa)

31 de Maio / 21h30 / TAGV (Coimbra)

“Toumani Diabaté é o portador da chama de uma das formas de arte mais belas do mundo. É uma música venerada desde há séculos e Toumani, mestre na sua arte, produz uma música na qual essa história nobre é reafirmada e, ao mesmo tempo, permite a ligação de um público contemporâneo a uma inspiradora espiritualidade.”

Nick Gold (World Circuit)

O músico Toumani Diabaté, nascido em 1965 em Bamako, a capital do Mali, regressa a Portugal, para três concertos, absolutamente a não perder, onde apresentará o seu mais recente disco “Mande Variations”. Gravado na nossa memória, está, ainda, o magnífico concerto de Toumani com a Symmetric Orchestra, em 27 de Julho de 2006, em Sines, enquadrado no melhor Festival de Músicas do Mundo do País.

Considerado o maior tocador da actualidade da famosa kora (espécie de harpa de 21 cordas, com uma caixa de ressonância feita de uma grande cabaça cortada ao meio e fechada com uma pele de vaca), Toumani Diabaté descende há 71 gerações dos griots mandinka, os contadores de histórias do ocidente africano. Aos cinco anos de idade, Diabaté começou a tocar a kora e aos 13 fez a sua primeira aparição em público. Aos 19 anos fazia parte do grupo que acompanhava a extraordinária Kandia Kouyaté, uma das cantoras mais conhecidas do Mali e com ela viaja por todos os recantos de África. Com 21 anos, Toumani Diabaté edita o seu primeiro disco a solo, numa única tarde, sem pausas, num estúdio de Londres. Promovido ao mercado World Music ocidental graças à sua colaboração com os espanhóis Ketama em “Songhai” e “Songhai 2”, Toumani Diabaté encetaria, mais tarde, novas parcerias com Roswell Rudd, Ballaké Sissoko, Taj Mahal e Ali Farka Toure, das quais resultariam outros tantos brilhantes registos.

O seu último disco, “Mande Variations”, de Fevereiro deste ano é, tal como “Kaira” (editado há 19 anos atrás), um disco a solo, gravado no hotel de Bamako durante as Mande Sessions, em que foram também registados os álbuns “Savane” de Ali Farka Touré, “In The Heart of The Moon” de Toumani Diabaté com Ali Farka Touré e “Boulevard de L’Independance”, de Toumani Diabaté com a Symmetric Orchesta atrás). A "Billboard" descreve “Mande Variations”, que servirá de base aos concertos, como "divinamente belo", particularmente tocante nas homenagens a Ali Farka Touré e a Kaouding Cissoko.

Mais informações em: www.myspace.com/toumanidiabate