Sunday, February 17, 2008

Kumpania Algazarra

Os Kumpania Algazarra surgiram em 2004 reunindo-se pelas ruas de Sintra, aliando a música à animação num trabalho performativo que convida à festa. Das malas saíam adereços e instrumentos cujas melodias convidavam à dança e à folia.

No Festival Andanças de 2005, obtiveram o devido reconhecimento que motivou o grupo para o lançamento de um EP nesse mesmo ano.

Em 2006, dão os primeiros passos na internacionalização do grupo com presença nalguns festivais em Espanha e uma tournée pela Eslovénia.

No ano seguinte, a energia contagiante da secção de sopros junta-se aos emblemáticos Blasted Mechanism nos temas Battle of Tribes e Uru no álbum Sound in Light aos quais se têm juntado em diversos espectáculos ao vivo como no festival REPERKUSIÓN (Galiza) e Festa do Avante. As colaborações em palco com Terrakota e Tucanas na Festa da Diversidade fizeram as delícias de quem as dançou.

O primeiro álbum dos Kumpania Algazarra chega ao mercado após quase quatro anos de estrada e serve de registo à longa travessia por ruas, jardins, praças, becos, palcos, espaços alternativos e festas improvisadas. Trata-se de um projecto musical que acrescenta algo de novo à world music feita em Portugal, capaz de suprimir fronteiras geográficas e etárias.

Edição de autor, “Kumpania Algazarra” reúne doze temas inspirados nas mais variadas latitudes sonoras desenhando uma paisagem musical heterogénea. Na linhagem das fanfarras europeias sobrevoa o novo e o velho continente, aproximando culturas e formas de estar na vida e na música. Música nómada, multilinguística e universal. Furor balcânico, deambulações árabes, calores latinos e requintes de afro-beat, explosões de turbofolk e ska. Música de fusão e efusão, apropriada para infusão em dias de festa. (in Press Release)