Thursday, February 28, 2013

Savina Yannatou e Primavera en Salonico em Portugal


1 de março 2013 / 21h00 / CCB / Pequeno Auditório (Lisboa)


No âmbito da ECM Lisbon Series, uma associação entre o Centro Cultural de Belém e a prestigiada editora alemã ECM – casa discográfica de muitos dos mais importantes e inovadores músicos da atualidade fundada por Manfred Eicher em 1969 – vem a Lisboa esta sexta-feira, dia 1 de Março, a destacada cantora grega Savina Yannatou, acompanhada do agrupamento Primavera en Salonico. Natural de Atenas, Savina iniciou a sua carreira musical em 1979 e encetou com o grupo Primavera en Salonico um caminho comum desde 1993, afirmando-se como um expoente máximo das músicas do Mediterrâneo.
No seu belíssimo canto, Savina alia a sensualidade da música tradicional da Grécia com a expressividade típica do “rembetiko”, o “blues grego” como já foi apelidado, tão profundo como o fado, marcado pelo oriente muçulmano, pelas várias tonalidades das diversas culturas mediterrânicas e pela espiritualidade dos judeus sefarditas expulsos da Península Ibérica no séc. XVI quenínsula Ibérica no séc. XVI que, encontraram refúgio em Salónica.
Da discografia de Savina Yannatou com o projeto Primavera en Salonico constam seis registos: “Spring in Salonica” (1995), “Songs of the Mediterranean” (1998), Virgin Maries of the World(1999), “Terra Nostra” (2003), “Sumiglia” (2005) e Songs of an Other (2007). Neles, Savina interpreta romances sefarditas e temas tradicionais da Grécia e de praticamente todos os países banhados pelo Mediterrâneo. Celebrando as diferenças entre as várias tradições e as similaridades que partilham, Savina Yannatou percorre os vários imaginários do sul, com a expressividade, a sensibilidade e o rigor de quem nele mergulhou o corpo e a alma. Para confirmar no CCB, em Lisboa, na esta sexta-feira.

No comments: