Tuesday, July 20, 2010

FMM 2010 | FESTIVAL MÚSICAS DO MUNDO Sines | de 28 a 31 de Julho |

O FMM Sines, o mais importante dos festivais de Músicas do Mundo do País prepara-se para voltar a surpreender o público com os 26 espectáculos da sua 12.ª edição, marcada para quatro intensos dias de música – 28, 29, 30 e 31 de Julho de 2010 – nos palcos do Castelo medieval e da Praia Vasco da Gama, em pleno coração do centro histórico de Sines.



Quarta, 28 de Julho

Vitorino e Janita Salomé com Grupo de Cantadores de Redondo (Portugal), Castelo, 18h30
Vitorino e Janita Salomé juntam-se ao Grupo de Cantadores de Redondo num espectáculo com modinhas alentejanas reinventadas por António Lobo Antunes. Inovação e risco são as palavras que melhor definem este projecto em estreia absoluta no FMM 2010.

Cacique’97 (Moçambique / Portugal), Av. Vasco da Gama, 20h00
Uma das grandes revelações da música feita em Portugal, Cacique’97 celebra a mestiçagem lisboeta através do cruzamento do afrobeat de Fela Kuti com várias tradições lusófonas para fazer dançar Sines.
http://www.myspace.com/cacique97
http://www.youtube.com/watch?v=p-XiFHo78Cg

Nat King Cole en Espagnol (EUA/Cuba/Portugal), Castelo, 22h00
David Murray, figura central do jazz contemporâneo, um grupo de elite de músicos cubanos e uma orquestra de cordas da Escola das Artes de Sines celebram a veia latina de Nat King Cole.
http://www.myspace.com/davidmurraymusic
http://3dfamily.org
http://www.youtube.com/watch?v=aeFlBPbJJfM

Las Rubias del Norte (EUA), Castelo, 23h30
Estreia europeia no FMM Sines 2010, Las Rubias del Norte grupo formado há sete anos, em Nova Iorque, por Allyssa Lamb e Emily Hurst, duas antigas cantoras clássicas, fazem música como ela seria hoje se a revolução rock não tivesse derrubado o poder latino de meados do séc. XX.
http://www.myspace.com/lasrubiasdelnorte
http://www.lasrubiasdelnorte.com
http://www.youtube.com/watch?v=dM23RUiWQkI

Céu (Brasil), Castelo, 01h00
Na melhor tradição da MPB, em diálogos com o reggae e a electrónica, Céu é uma das estrelas da nova música brasileira e mostra no palco de Sines o seu novo disco, “Vagarosa”. Brasil novo, Brasil eterno, no palco do FMM.
http://www.myspace.com/ceumusic
http://www.urbanjungle.com.br/
http://www.youtube.com/watch?v=Du1dcQmHfvs

Novalima (Peru), Av. Vasco da Gama, 03h00
Um grupo de músicos da nova geração junta-se aos melhores músicos da comunidade negra para trazer para as pistas de dança a festiva melancolia da herança afro-peruana. Depois de “Novalima” (2002), “Afro” (2005), melhor disco de fusão “world” nos prémios Independent Music Awards 2006, chegam a Sines para apresentar “Coba Coba” (2008), uma edição Cumbancha onde os ritmos afro-peruanos se cruzam com diferentes músicas latino-americanas, dub reggae, house e electrónica.
http://www.myspace.com/novalima
http://www.novalima.net
http://www.youtube.com/watch?v=zEfl-KNa4Nc


Quinta, 29 de Julho

34 Puñaladas (Argentina)
, Castelo, 18h30
Depois de explorar o submundo do tango das décadas de 20 e 30, o quinteto 34 Puñaladas vem a Sines apresentar “Bombay Bs.As.”, considerado pela imprensa argentina o disco de tango mais original dos últimos anos e “o começo de uma nova era” para o género (La Nación).
http://www.myspace.com/34punaladas
http://www.34punaladas.com.ar
http://www.youtube.com/watch?v=WbA993lelw4

Wimme (Finlândia / Povo Saami), Av. Vasco da Gama, 20h00
Com seis discos editados desde 1995 e colaborações com artistas como Hedningarna ou Hector Zazou, Wimme Saari é exímio na improvisação e na gestão do arco tímbrico exigido pelo canto gutural do “joikh” (o canto xamânico do povo Saami), apresentado a capella ou, como sucederá em Sines, com a delicada companhia instrumental de clarinete, percussões, cordas e electrónica.
http://www.myspace.com/wimmeofficial
http://www.wimme.info
http://www.youtube.com/watch?v=5XwpsgkM8m8

Yasmin Levy (Israel), Castelo, 22h00
Considerada “uma das melhores cantoras do Médio Oriente” (The Guardian), Yasmin Levy promove o encontro entre a música de tradição judaico-espanhola e o flamenco, que viria a merecer a aclamação da crítica e duas nomeações para os prémios da BBC Radio 3.
http://www.myspace.com/yasminlevy
http://www.yasminlevy.net
http://www.youtube.com/watch?v=o55EljQWv14

N’Diale – Jacky Molard Quartet & Founé Diarra Trio (Bretanha / Mali), Castelo, 23h30
O quarteto do violinista Jacky Molard, um dos maiores músicos bretões de sempre, junta-se ao trio da cantora maliana Founé Diarra num espectáculo acústico de excelência. O canto em bambara e a malha instrumental mandinga envolvem-se em jogos harmónicos e polirrítmicos com o quarteto e nasce uma música memorável.
http://www.myspace.com/ndiale
http://www.innacor.com
http://www.youtube.com/watch?v=MOTYBlXyeDs

The Mekons (Reino Unido/EUA), Castelo, 01h00
Um dos grupos de vanguarda do pós-punk e, numa segunda vida, os fundadores do movimento alt-country, The Mekons, com 26 discos editados, são uma banda de revoluções e de grandes apresentações ao vivo.
http://www.myspace.com/mekons
http://www.mekons.info/
http://www.youtube.com/watch?v=hsn-SL2e4OE

Grupo Fantasma (EUA), Av. Vasco da Gama, 03h00
Do Texas para o mundo, a melhor orquestra latina nascida nos Estados Unidos na última década incendeia o palco da Praia com a sua mistura explosiva de latinidade, jazz, funk e rock psicadélico.
http://www.myspace.com/fantasmatics
http://www.grupofantasma.com
http://www.youtube.com/watch?v=JwT5bUZm2a4


Sexta, 30 de Julho

Kimi Djabaté (Guiné-Bissau), Castelo, 18h00
Fundado na música mandinga, mas também interessado no gumbé, na morna, no jazz e nos blues, Kimi Djabaté toca e canta a luta do povo africano nos palcos do mundo como o faziam os seus antepassados “griots” nos terreiros das aldeias. Ouçamo-lo como merece.
http://www.myspace.com/kimidjabate
http://cumbancha.com/kimidjabate
http://www.youtube.com/watch?v=eYMEDtsB7Tk

The Rodeo (França), Av. Vasco da Gama, 19h30
A folk (sobretudo a californiana dos anos 70), a música country, os blues, a soul e a música americana em geral são as principais referências da paixão musical da jovem artista francesa Dorothée. Os músicos Laurent Blot (violino) e Jean Thévenin (bateria) acompanham-na no palco de Sines.
http://www.myspace.com/iamtherodeo
http://www.youtube.com/watch?v=aWJEwKBnYII

Barbez (EUA), Castelo, 21h30
Entre o jazz, o rock e a música clássica, a banda Barbez, liderada pelo guitarrista Dan Kaufman, transforma em som as sombras povoadas de fantasmas da cidade de Nova Iorque.
http://www.myspace.com/barbez
http://www.barbez.com
http://www.youtube.com/watch?v=mA2Eyh6XijE

Sa Dingding (China), Castelo 23h00
Considerada a melhor artista asiática nos prémios da BBC Radio 3 em 2008, Sa Dingding é uma das vozes mais importantes da música chinesa contemporânea com raízes na tradição.
http://www.myspace.com/dingdingsa
http://www.sadingding.co.uk/
http://www.youtube.com/watch?v=yDCxNDnwWSM&feature=related

Tinariwen (Mali / Sahara)
, Castelo, 00h30
A incrível dinâmica do jogo das suas guitarras, as hipnotizantes vozes e percussões tradicionais, com raízes na África Ocidental e no Magrebe, combinam-se num som cuja familiaridade com os blues e o rock não omite influências ocidentais.
http://www.myspace.com/tinariwen
http://www.tinariwen.com/
http://www.youtube.com/watch?v=WcqlOq1cjjc

Forro in the Dark (Brasil), Av. Vasco da Gama, 02h30
Formado por quatro músicos brasileiros a viver em Nova Iorque, o grupo Forro in the Dark abriu os horizontes do forró nordestino e transformou-o num fenómeno global.
http://www.myspace.com/forrointhedark
http://www.forrointhedark.com
http://www.youtube.com/watch?v=rg6oh7fdRHs

Bailarico Sofisticado convida Selecta Alice (Portugal), Av. Vasco da Gama, 04h00
Em 2010 o trio de DJ’s Bailarico Sofisticado está de volta e traz como convidada a DJ Selecta Alice (Célia Fialho), uma grande impulsionadora das músicas do mundo em formato “DJ set” em Portugal. Fanfarras ciganas, punk, afrobeat, revivalismo ska, banghra pop, para dançar até o sol nascer.
http://www.myspace.com/bailaricosofisticado
http://www.myspace.com/selectaalice


Sábado, 31 de Julho


Guadi Galego (Galiza), Castelo, 18h00
Autora de “Benzón”, vencedor do prémio de disco folk do ano nos prémios Opinión da Música, em 2009, Guadi Galego, ex-Berrogüetto, é a grande voz galega da nova geração.
http://www.guadigalego.com
http://www.youtube.com/watch?v=7EwP1gU2R5E

Galaxy (Timor-Leste), Av. Vasco da Gama, 19h30
Mistura de ritmos tradicionais, clássicos da resistência, reggae, rap, funk e rock, Galaxy é o grupo mais importante da música moderna timorense e faz a sua estreia europeia em Sines.
http://www.myspace.com/galaxytimor
http://www.youtube.com/watch?v=60L9f0YWtOM

Lole Montoya (Espanha), Castelo, 21h30
Uma das “cantaoras” fundamentais do flamenco, Lole Montoya foi criada nos melhores “tablaos” de Sevilha. No trajecto a solo que percorre desde 1986 revela um especial interesse pela relação entre o flamenco e a música árabe. Chega a Sines na sequência do disco “Metáfora”, nomeado em 2008 para o Grammy latino de melhor álbum de flamenco.
http://www.youtube.com/watch?v=vu1FSGF6qf8&feature=related

Cheick Tidiane Seck feat. Mamani Keita (Mali), Castelo, 23h00
Cheick Tidiane Seck, o maior teclista da música africana, junta-se a Mamani Keita, uma das melhores vozes do Mali, numa fusão entre as raízes mandingas e a música afro-americana.
http://www.myspace.com/cheicktidianeseck
http://www.cheick-tidiane-seck.com/
http://www.youtube.com/watch?v=5_4vKTCrTMg

Staff Benda Bilili (R. D. Congo), Castelo, 00h30
Formado por músicos de rua paraplégicos, Staff Benda Bilili é o grupo mais premiado da “world music” em 2010 e uma das maiores revelações da música africana da última década. Musicalmente, misturam ritmos tradicionais, funk e a versão local da rumba, tocados em guitarras e instrumentos artesanais.
http://www.myspace.com/staffbendabilili
http://www.staffbendabilili.com
http://www.youtube.com/watch?v=KzCUcO_d1qI

U-Roy (Jamaica), Av. Vasco da Gama, 02h30
O FMM prossegue a sua história ilustrada do reggae com U-Roy, o expoente máximo do “toasting”, o estilo artístico de DJing (que consiste em cantar por cima dos discos que rodam nos pratos) que o colocou entre os grandes da música da Jamaica.
http://www.myspace.com/uroyreggae
http://www.youtube.com/watch?v=n2CcFb63TUY

Batida (Portugal / Angola), Av. Vasco da Gama, 04h00
Projecto nascido no seio da Radio Fazuma, Batida traz para o século XXI a melhor música angolana dos anos 60 e 70 e é o milagre mais recente da produção afro-lusitana. A despedida do Festival Músicas do Mundo 2010 com festa e dança até o sol raiar.
http://www.myspace.com/batida
http://www.radiofazuma.com
http://www.youtube.com/watch?v=14DBc5j1vmE

Iniciativas paralelas

BILHETES
Concertos nocturnos no Castelo: 12,5 euros / dia
Passe 4 Dias: 40 euros (edição limitada)
Concertos no Castelo às 18h00/18h30: entrada livre
Concertos na Av. Vasco da Gama: entrada livre
Iniciativas paralelas: entrada gratuita

MAIS INFORMAÇÕES: http://fmm.com.pt/

No comments: