18 de Janeiro / 22h00 / Centro Cultural de Vila Flor / Grande Auditório (Guimarães)
19 de Janeiro / 21h30 / Culturgest
(Lisboa)
Rabih Abou-Khalil, famoso mestre do alaúde libanês, estudou música árabe no Conservatório de Beirute, Alep e Damasco. Em 1978, a guerra civil fê-lo trocar o Líbano pela Alemanha, onde vive actualmente. Considerado um compositor e instrumentista vanguardista e uma das maiores figuras europeias do jazz de fusão, Rabih Abou-Khalil possui uma discografia invejável e mais de meio milhão de discos vendidos em todo o mundo. Só em 1999, Abou-Khalil recebeu cinco prémios da German Phono Academy.
Compositor e mestre do oud, instrumento que desde sempre procurou explorar de maneira inovadora, Rabih Abou–Khalil criou uma linguagem musical universal que é apreciada e elogiada por amantes e críticos que vão desde a Música Clássica ao Jazz e desde a Música Contemporânea à World Music.
Depois de ter brilhado no Castelo de Sines, em Julho de 2006, Rabih Abou-Khalil, regressa a Portugal para actuar em Guimarães e em Lisboa. Para estes dois concertos, Rabih Abou-Khalil far-se-á acompanhar de novo pelo percussionista americano Jarrod Cagwin, que acompanha Abou-Khalil desde 1999, e por Joachim Khun, pianista alemão e figura cimeira do jazz contemporâneo europeu que pauta as suas actuações com uma sensibilidade, imaginação e dinâmica inigualáveis.
Um trio de eleição que promete dois concertos memoráveis, baseados certamente sobre “Journey to the Centre of an Egg”, um registo onde oud, piano e percussões se casam sabiamente entre o humor e a meditação e onde as várias influências estilísticas se cruzam numa linguagem universal capaz de suplantar barreiras.
Mais informações em:
No comments:
Post a Comment